Óleos essenciais e os cosméticos naturais

Diferente dos cosméticos convencionais, produzidos com ingredientes sintéticos como derivados de petróleo e sulfatos, os cosméticos naturais utilizam somente matérias-primas provenientes da natureza em sua composição.

Alguns elementos químicos proibidos em cosméticos naturais são:

- corantes sintéticos;
- fragrâncias sintéticas;
- derivados do propileno;
- amônia;
- silicone;
- dietanolamidas;
- derivados do petróleo.

Ou seja, procure sempre por manteigas e óleos vegetais, extratos florais, óleos essenciais, argilas e outros ingredientes do bem na composição do seu cosmético.

Mas o que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias poderosas produzidas pelas plantas e flores. Contribuem tanto para a nossa saúde emocional, auxiliando na depressão, ansiedade, cansaço mental, etc; quanto para a nossa saúde física, combatendo micro-organismos, envelhecimento, oleosidade da pele, etc. 
 
Além de tudo isso, têm um aroma maravilhoso! Cada óleo essencial tem um aroma e uma função especial. Se manejados e utilizados corretamente, os óleos essenciais são parte de uma abordagem holística da saúde, sendo capazes de, entre outras coisas:
 
- elevar ou tranquilizar o humor;
- aliviar dores;
- regenerar a pele;
- aumentar a concentração;
- fortalecer o sistema imune.
Para finalizar, é importante ressaltar a importância do aromaterapeuta neste tipo de tratamento. Apesar de serem produtos naturais, vindo diretamente das plantas, é vital procuar um profissional qualificado para este tipo de serviço, pois somente ele terá a experiência e o conhecimento para tratar qualquer problema com óleos essenciais.